Não é de hoje que os grandes players que fomentam o mercado, conhecem os benefícios da consultoria jurídica preventiva e contam com essa modalidade de atendimento em suas rotinas empresariais, gerindo seus negócios, através de boas práticas de governança corporativa e compliance, alicerçando um pilar de sustentação.
As atividades que muitas vezes parecem banais, previnem conflitos, mitigam os riscos, e dão segurança jurídica e financeira as empresas, evitando dissabores.
Os empresários de pequeno e médio porte, quase sempre não se atentam para a importância de contar com um profissional da área jurídica no apoio às ações e decisões de seus negócios que muitas vezes estão em plena ascensão, e são comprometidos por uma má gestão de riscos, que trazem grandes transtornos, altos custos, e pior, vem acompanhado de grande e desgastante briga jurídica.
A tônica especialmente agora nesse momento de crise aguda, é prevenir, e essa realidade precisa ser encarada pelos empresários como a oportunidade de reduzir custos por meio de um planejamento técnico, estratégico e eficiente para o negócio, e, integrar um escritório jurídico na sua rotina empresarial.
O principal objetivo de contar com uma consultoria jurídica preventiva é possibilitar que a empresa tenha segurança em suas ações, atuando em consonância com a legislação, para estar sempre em compliance, o que significa, ter respeito e aderência à legislação, normas e regras, demonstrando consciência empresarial e responsabilidade social.
E são em ações que parecem as vezes parecem banais ao empresário, é que estão os alicerces sólidos de seu negócio, como elaboração de diversos instrumentos societários rotineiros (atas, contratos sociais, estatutos sociais, acordo de acionistas e procurações), preparação de relatórios de auditoria e coordenação de auditorias, politicas e regras internas (manual de conduta ética e de compliance) que norteiam e orientam a equipe de profissionais com relação às posturas que devem ser adotadas, revisão e confecção de contrato de forma criteriosa com clientes e especialmente fornecedores, planejamento tributário, e recuperação de créditos, tudo isso, mantém seu negócio saudável, e evita demandas judicias desnecessárias, possibilitando que os gestores foquem exclusivamente no crescimento do seu negócio.
O mesmo norte, se define em relação às demandas trabalhistas e tributárias, por meio de um planejamento adequado, a assessoria proativa evita a criação de passivos e demandas, que normalmente deixam os empresários de cabelo em pé.
Além das vantagens do trabalho técnico preventivo de escritório jurídico, a que se considerar o custo. A advocacia preventiva é muito menos custosa para a empresa e para o negócio, do que a assistência jurídica em contratações específicas com conflitos já criados, cujo os honorários normalmente são aplicados sobre o valor da demanda representando um ônus muito mais elevado, e que certamente não estava dentro do budget da empresa. A advocacia preventiva, em quase 100% dos casos, se paga, a medida que mitiga passivos e conflitos podem comprometer a saúde do negócio.
Portanto, olhar os problemas de forma preventiva e técnica, é sempre mais fácil e mais barato, do que efetivamente enfrenta-los quando eles surgem, tornando à atividade empresarial mais saudável, e propicia a redução dos riscos e passivos do seu negócio.
Comentários